Em 29 de agosto de 1853 o Imperador Dom Pedro II assinou a lei nº 704, criando a Província do Paraná, desmembrando da então Província de São Paulo. Em 19 de dezembro de 1853 houve a instalação da Província, sendo nomeado como o primeiro presidente da Província do Paraná o Dr. Zacarias de Góes e Vasconcelos. Fazia parte da 5ª Comarca da Província de São Paulo, ou seja, do território do futuro Estado do Paraná, as seguintes vilas, com respectivas datas de criação:
Paranaguá – 1648
Curitiba – 1654
Guaratuba – 1771
Antonina – 1797
Castro – 1789
Lapa – 1806
Guarapuava - 1819
Morretes – 1841
Portanto, já haviam 8 vilas antes da existência do Estado do Paraná que pertenciam à Província de São Paulo. Quando da instalação da Província do Paraná, Curitiba foi provisoriamente nomeada a Capital, mas teve duas fortes concorrentes: Paranaguá e Guarapuava. Guarapuava tinha um forte argumento: seu território fazia confrontação com terras castelhanas e era o maior município do sul do Brasil.
Fontes: Livros “História do Município de Guaratuba” e “Guarapuava,
Um comentário:
Pois é, e tem gente que não conhece a história nem da cidade onde vive. E olha que a nossa história é muito rica! Parabéns pela informação. É digna de doutor em história do Paraná.
Postar um comentário