João Paulo na China |
É raro existir um ser humano que tenha visitado todos os países do mundo. Inicialmente é difícil dizer quantos e quais são os países autônomos, pois há divergências no entendimento do que seja um país autônomo, porém é mais sensato considerar os membros da ONU como base. De acordo com o site Wikipédia, 193 países são membros das Nações Unidas. Todos esses 193 países foram visitados pelo português João Paulo Peixoto, no decorrer de sua vida. Ele tem 47 anos e diz: "Só sabe quem lá vai". Aliás, esse é o título do livro que pretende publicar contando sua riquíssima experiência.
De todas as
viagens que fez o português guarda uma grande lição: "a raça humana é
maravilhosa, sendo que na nossa verdadeira essência somos todos iguais".
“O
que une a raça humana é sua capacidade de amar e a nossa tendência para
o bem, e isso existe em todos os países, da mesma forma”. Diz João Paulo Peixoto, que agora sente-se mais orgulhoso por ser português, pois os portugueses deixaram uma herança muito rica ao mundo e muitas influências.
Tendo viajado de automóvel, trem, avião, barco, etc, João Paulo conta que teve momentos perigosos (inclusive esteve preso por não ceder a pressões por corrupção em fronteiras).
Diz ainda que um dos lugares mais fascinantes do globo é a Amazônia. De cada lugar que visita, trouxe uma lembrança e com isso está montando um pequeno museu.
Indagado sobre o nosso conhecimento do mundo por estudos e informações via mídias ele diz que ir lá pode significar decepções e surpresas, pois o tempo tem mudado a configuração do mundo (países que em nosso imaginário figuram como de extrema pobreza, por razões históricas, atualmente podem estar em franco desenvolvimento, assim como regiões em conflito já cederam espaço à paz).
Fontes:
Um comentário:
Legal a história desse viajante. É como a gente sempre comenta. Se você não viu de perto, não faça comentários por suposições.
Postar um comentário