sexta-feira, 27 de junho de 2008

Cemitério de aviões

São dois os destinos dados às aeronaves que chegam a um cemitério de aviões: a reciclagem e o depósito e manutenção preventiva.

A reciclagem consiste no reaproveitamento de peças em aviões semelhantes, ou reaproveitamento de sucata, principalmente metais, que vão para fundições.

Já em períodos de baixa demanda, as aeronaves ficam a espera do aquecimento do mercado para voltar a voar.

Como o espaço dos aeroportos é reduzido, e consequentemente o aluguel de hangares é elevado, as proprietárias dos aviões optam por depositá-los nestes lugares, que oferecem além da vantagem econômica, um serviço de manutenção preventiva e periódica.

O mais famoso cemitério de aviões do mundo está localizado no estado americano do Arizona, no deserto de Mojave. O número de aparelhos estacionados ao lado de sua pista de aterrissagem é tão grande que o local se tornou um ponto de interesse turístico, atraindo anualmente milhares de entusiastas da aviação.

O deserto de Mojave foi escolhido pela baixa umidade, que chega perto de zero, o que ajuda a conservar os aviões estacionados, e também o custo reduzido.

O cemitério no deserto de Mojave pertence ao governo dos Estados Unidos e tem área de 10.000.000 de km2 e atualmente abriga cerca de 4.400 aeronaves entre civis e militares.

(da WEB)

Nenhum comentário: