quarta-feira, 11 de junho de 2008

Paraná - TERRITÓRIO DO IGUAÇU

Com uma população de pouco mais de 30 mil habitantes e com 61 anos de idade (completados no dia 30.11.2007), o município de Laranjeiras do Sul tem uma história peculiar do ponto de vista político e frustrante no aspecto econômico. Hoje pouco se comenta, mas Laranjeiras do Sul já foi capital de território. De 1944 a 1946, mesmo antes de ser Município foi sede do Território do Iguaçu, hoje extinto.

A História política de Laranjeiras do Sul começou a ser escrita no dia 13 de setembro de 1943, quando o Presidente Getúlio Vargas criou cinco Territórios Federais: Rio Branco, que depois se transformou no estado de Roraima; Guaporé, que depois se emancipou como estado de Rondônia; Amapá, hoje estado do Amapá; Iguaçú e Ponta Porã. Os dois últimos foram extintos em 1946.

O território do Iguaçu tomou terras do Paraná e de Santa Catarina e teve como primeira capital, Foz do Iguaçu, que um ano mais tarde perderia a sede do território para Laranjeiras do Sul que se quer havia sido emancipado. Tal mudança é atribuída à boa localização geográfica da então Colônia Malet, como era conhecida na época a pequena vila que entrou para a história do Brasil como a menor capital do país. Os seus poucos habitantes da época se orgulhavam pelo fato de serem vizinhos do Governador e dos funcionários que constituíam a burocracia estatal iguaçuense. O Território teve dois Governadores: o coronel João Garcez do Nascimento e o major Frederico Trotta.

A alegria do povo laranjeirense chegava ao fim em 1946 quando veio a frustração por conta das ações políticas dos deputados Nereu Ramos (SC) e Bento Munhoz da Rocha (PR) que afirmavam que a criação do território do Iguaçu mutilou os estados do Paraná e de Santa Catarina. Os parlamentares lutaram pelo fim do território por dois anos e a sua extinção ocorreu em setembro de 1946. Com o fim do território a povoação conseqüentemente perdeu o seu "status" de Capital. Reintegrada ao Paraná, através do Decreto Estadual n.º 533, de 21 de novembro daquele ano, o povoado manteve no entanto a sua autonomia, sendo reinstalado como Município no dia 30 de novembro de 1946 com o nome de Iguaçu. No ano seguinte, mudou-se o nome para Laranjeiras do Sul.

Nenhum comentário: