segunda-feira, 16 de junho de 2008

Paraná Curioso

- Blairo Maggi é o governador do Mato Grosso. É o maior plantador individual de soja do mundo. Tem um projeto de exportar grãos via oceano pacífico, para quando for presidente da República (de acordo com ele) e para provar que é possível, fez pessoalmente, de jeep, uma viagem desde Cuiabá até um porto no Peru. Mas o que poucos sabem é que ele é paranaense, nascido em São Miguel do Iguaçu.

- Ernesto Guevara de La Serna, o famoso “Che”, guerrilheiro nascido na Argentina e que teve sua vida marcada por lutas contra ditaduras em paises como Cuba e Congo, e foi morto na Bolívia, teve uma rápida passada pelo Paraná. Lenda ou não, há relatos de pessoas dando conta de sua passagem pelo município de Pinhão, disfarçado de monge, no ano de 1966.

- Paulo Coelho, escritor brasileiro com mais de 100 milhões de livros vendidos no mundo todo, acadêmico da Academia Brasileira de Letras e que mora no interior da França, também teve sua passagem pelo Paraná, embora não lhe traga boas recordações: durante a ditadura militar passou alguns dias preso em um quartel em Ponta Grossa.

- O livro “1808”, atual best-seller nacional, relata a vinda da família real portuguesa para o Brasil e outros acontecimentos da época. Foi escrito por Laurentino Gomes, jornalista, trabalhou por mais de 20 anos na Editora Abril, onde foi repórter e alcançou a posição de Diretor Superintendente de uma unidade da Editora. É paranaense, nascido em Maringá.

Nenhum comentário: