quinta-feira, 19 de junho de 2008

SOBRE CORUMBÁ












Estive em Corumbá-MS em 1987, depois de viajar desde Santa Cruz de La Sierra-Bolívia, no famoso Trem da Morte. Lá estive novamente em 1999, rumo à La Paz-Bolívia, quando fiz em sentido contrário o mesmo trajeto no Trem da Morte. Corumbá está localizada às margens do Rio Paraguai na fronteira com a Bolívia, é o maior município do estado do Mato Grosso do Sul e é conhecida como a Capital do Pantanal.

Hoje, caiu em minhas mãos uma revista tecendo comentários a respeito de Corumbá (coisas que eu não sabia), como estou aprendendo por aí, fui conferir no site www.corumba.com.br. Lá encontrei informações curiosas:
- Che Guevara teria se refugiado em Corumbá nos anos 60, como preparativo para uma empreitada na Bolivia;
- Getúlio Vargas serviu o exército em Corumbá;
- O armador grego Aristóteles Onassis, um dos homens mais ricos do mundo, morou em Corumbá, tendo trabalhado como garçom no antigo Hotel Venizelos;
- Durante o regime militar, Jânio Quadros foi detido em Corumbá e lá acabou sendo hospedado no Hotel Santa Mônica por 4 meses. Diz-se que o ex-presidente não se abateu e transformou a pena numa temporada de férias, promovendo festas ou sendo recepcionado pela sociedade local.
- Ladário é um município localizado inteiramente dentro do município de Corumbá.

Nenhum comentário: