terça-feira, 16 de setembro de 2008

A Linha Maginot




A Linha Maginot é uma linha de fortificações e de defesa construída pela França ao longo de suas fronteiras com a Alemanha e a Itália, e foi construída após a Primeira Guerra Mundial. O complexo de defesa possuía várias vias subterrâneas, obstáculos, baterias blindadas escalonadas em profundidade, postos de observação com abóbadas blindadas e paióis de munições a grande profundidade.
A maior parte dos trabalhos estava terminada em 1936, no momento em que a ameaça de Hitler parecia lhe dar toda a justificativa de que precisava: era a mais formidável linha defensiva militar jamais construída no mundo, e era de grande complexidade tecnológica e militar. Seu custo total foi de 5 bilhões de francos (da época). Planejada durante a década de 20, a linha Maginot foi pensada para "guerra de trincheiras". Com suprimentos próprios de energia, munição e alimentos, a linha era uma série de fortalezas e estruturas interligadas, paralela à fronteira franco-germânica. Era composta de 108 edificações principais (fortes) a 15 km de distância umas das outras, mais edificações menores e casamatas, e mais de 100 km de galerias.
A linha Maginot não evitou a derrota da França no início da II Guerra Mundial em em 1940, na medida em que as divisões alemãs a contornaram atacando pela extremidade oeste. Os exércitos aliados foram, assim, cortados ao meio: uma parte das tropas francesas, inglesas e belgas foram cercadas e empurradas até as praias de Dunquerque, para onde os britânicos enviaram centenas de embarcações para recuperar os soldados presos nessa armadilha, no que ficou conhecido como a Operação Dínamo. As tropas do leste e regimentos dispostos atrás da linha ficaram presos entre a fronteira alemã e as divisões mecanizadas alemãs, que haviam alcançado a fronteira suíça.

A neutralidade da Bélgica confortava os argumentos daqueles que não acreditavam em uma ofensiva inimiga a oeste da linha Maginot. Esse foi o grande erro da França.

Recentemente o governo da França colocou todo o complexo da Linha Maginot a venda por concluir não haver qualquer sentido em mantê-la, gerando desnecessários custos durante todos esses anos.

Nenhum comentário: