quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Holanda vai construir uma ilha

Inspirada pelas ilhas artificiais de Dubai, a Holanda quer fazer uma gigantesca ilha em forma do produto pelo qual o país é mais lembrado, as tulipas. A Tulip Island seria um mega projeto de incorporação imobiliário com mais de 50 Km em extensão e uma área aproximada de 100.000 hectares o que se traduz em um valor potencial de mercado de cerca de 10 bilhões de Euros (quase R$ 30 bilhões).
A maior dificuldade, entretanto, seriam as condições marinhas difíceis, enquanto no Golfo de Dubai as ondas raramente ultrapassam os 2 metros de altura, as ondas do Mar do Norte, que banha a Holanda, chegam a 10 metros de altura! Mas os holandeses têm muita experiência com diques e afins, prova disso é que o país, que fica abaixo do nível do mar, não vive inundado.
Eles também têm trabalhado na reconstrução dos diques de Nova Orleans, destruídos pelo furacão Katrina em 2005. E foi ainda uma empresa holandesa, a Van Oord, que usou mais de 2,8 milhões de metros cúbicos de areia para construir as Palm Islands, em Dubai.
Fonte: cybervida.com.br (repassado pelo mano Renato)

Nenhum comentário: