terça-feira, 24 de março de 2009

GUARÁ

O guará (Eudocimus ruber) é uma ave ciconiforme da família threskiornithidae, também conhecida como íbis-escarlate ou Guará-vermelho (do tupi "ave vermelha"). É considerada por muitos uma das mais belas aves brasileiras, por causa da cor de sua plumagem.
A ave guará está presente em Trinidad e Tobago (onde é a ave nacional), na Colômbia, na Venezuela, Guianas e no litoral norte do Brasil (havendo grupos isolados em mangues paulistas e paranaenses).
O guará mede cerca de 50 cm, possui bico fino, longo e levemente curvado para baixo. A plumagem é de um colorido vermelho muito forte, por causa de sua alimentação à base de um certo caranguejo que possui um pigmento que tinge as plumas.

Essa ave gerou alguns nomes de cidades como: Guaratuba e Guaraqueçaba no Paraná, Guaratinguetá em São Paulo e Guará no Distrito Federal.


Guará, do tupi-guarani "lobo-guará", (Chrysocyon brachyurus) é o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul. Já foi visto do sul do Brasil à regiões longínquas da América do Sul, como Paraguai, Peru, Bolívia, Uruguai e Argentina. É uma espécie ameaçada de extinção e vive em áreas de cerrados, campos e pantanais.

Ao contrário dos outros lobos, esta espécie não forma alcatéias e tem hábitos solitários, juntando-se apenas em casais durante a época de reprodução.

Esse animal deu origem à cidades como Guarapuava e Guaraniaçu no Paraná.

Além desses exemplos, a cidade de Guará-SP (desmembrada de Ituverava), homenageia ambos animais, pois conta a história que no lugar havia um lago frequentado por muitas aves guarás e visitado por lobos guarás.

Nenhum comentário: