sábado, 23 de maio de 2009

CHILE e suas esquisitices


Deslumbrante, enigmático, superlativo, hospitaleiro. Esses e outros adjetivos fazem do Chile um dos países mais fantásticos do mundo. Dizem alguns poetas que Deus foi criando o mundo e guardando a sobra num cantinho. Assim o Chile foi formado, de tudo um pouco. Nesse canto do mundo chamado Chile, nos 4.700km de sul a norte e com largura media de 200km “a régua do mundo”, de um lado uma cadeia de montanhas, no outro o oceano, no extremo norte um deserto e no extremo sul, geleiras. O que sobra é ocupado por mais de 2.000 vulcões (alguns ativos) e um povo que sabe tirar proveito de uma pequena faixa de terras férteis, transformando o país no maior produtor de frutas de qualidade do mundo. Mas nem só de frutas vive o chileno, seu vinho é insuperável e a indústria pesqueira é largamente explorada.
Aliás, o chileno adora “superlativos”, do deserto mais seco do mundo (Atacama), o céu mais azul e mais limpo do globo, do edifício mais alto da América do Sul (La Portada-Santiago, com 190 metros), da maior mina de cobre do mundo (Chuquicamata), da mais sangrenta ditadura militar das Américas, lamentavelmente (Pinochet), do luxuoso hotel “W”, cujo dono do bar é o marido de Cindy Chawford, de Maria Cornejo, estilista de Michelle Obama. Isso sem falar que o país é administrado por uma mulher, inteligentíssima e competentíssima Michelle Bachelet, de Pablo Neruda (prêmio Nobel de literatura em 1971), da maior piscina construída do mundo com um quilômetro de extensão (Algarrobo, sul de Santiago), de Violeta Parra (compositora de Gracias a La Vida), do El Mundo Del Vino (a maior loja de vinhos das Américas, com 800m2, em Santiago). Isso sem falar no Lápis Lazúli, pedra preciosa só encontrada no Chile e Afeganistão. Na educação, o Chile se destaca com a melhor qualidade na América Latina. Pra completar é do Chile a Isla de Pascua, a ilha mais distante do continente em todo o globo (3.760kms da costa).
Com o peso em alta, o hospitaleiro e orgulhoso povo chileno vai muito bem. O Palácio Presidencial é chamado “La Moneda”, mas o povo é incansável na busca de um patrimônio maior: qualidade de vida.

Nenhum comentário: