terça-feira, 26 de maio de 2009

GOA, lá a Índia fala português

De acordo com a Globo, na Índia todos falam português, pelo menos é assim na novela. Ainda bem que sabemos que na Índia não se fala português. Alto lá! Uma coisa que pouca gente sabe é que o estado de GOA, sul indiano, foi colonizado pelos lusitanos, e de 1510 até 1961, um acordo diplomático permitiu que esse estado estivesse sob as ordens de Portugal. Portanto a Globo não está tão errada assim, em Goa se fala português, pelo menos os mais velhos, porque desde 1961 as escolas locais aboliram o ensino desse idioma.

Como sabemos pelos livros de história, as especiarias fizeram o interesse português nessa parte da Índia. Foi dalí também que os portuguêses tiraram mudas de coqueiros e plantaram na costa brasileira. Até então não existiam coqueiros em nosso território.


Outra curiosidade é que a religião predominante nesse estado é o catolicismo, destoando do resto da Índia. São Francisco Xavier, um missionário católico que tanto fez por Goa encontra-se sepultado naquele estado indiano e como tal tornou-se o padroeiro de Goa.

Nenhum comentário: