quarta-feira, 10 de junho de 2009

Juarez Machado

Nos anos 70, Juarez Machado tornou-se conhecido no Brasil inteiro, com suas aparições no programa Fantástico (Rede Globo), pela irreverência com mímicas e caricaturas.


Nascido em Joinville-SC no dia 16-03-1941, mudou-se para Curitiba em 1954, onde estudou na Escola de Música e Belas-Artes do Paraná. Em 1964 realizou sua 1ª mostra individual na Galeria Cocaco, de Curitiba, iniciando uma carreira de grande sucesso. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1965, dando vazão a sua veia artística no campo da pintura, escultura, caricatura, design, cenografia, mímica, fotografia e como ator. São inúmeros os prêmios, homenagens e condecorações que recebeu em todo o mundo. Mora em Paris desde 1978, onde tem um ateliê, mantendo ateliês na cidade do Rio de Janeiro e em Joinville. Joinville lhe homenajeou com o título de cidadão honorário e um moderno teatro.


"Ainda morando em Joinville, deveria ter uns 11 anos, fui passar as férias de verão em Barra Velha. Pedi para a minha mãe pintar sobre minha camiseta branca, que ainda na época era uma peça de roupa íntima do homem, a imagem do Capitão Marvel. Talvez tenha sido a primeira camiseta no mundo a usar este novo espaço como veículo de comunicação e divulgação."

Seu pai nasceu em São Francisco do Sul-SC, e ali Juarez gostava de passar suas férias. Seu amor por esta cidade era tanto que muitas vezes declarou ter nascido ali. Entre as homenagens que "São Xico" lhe prestou, uma escultura moderna com seu nome foi instalada nas proximidades do Mercado Público Municipal.

Fonte: www.sfs.com.br

Nenhum comentário: