terça-feira, 28 de julho de 2009

VOCÊ JÁ VIU SACI ?

Tenho certeza que você nunca viu um saci, mas certamente já presenciou ou já participou de uma festa de Halloween.

"Quando era criança lá em Palmeirinha eu criava sacis, depois mudei para outros lugares e passei a observá-los de tempos em tempos".
Essa conversa parece maluca, mas desde que Monteiro Lobato inseriu essa figura em suas escritas, o Brasil ganhou defensores de uma bonita simbologia.

Em São Luiz do Paraitinga-SP, um grupo de pessoas fundou a SOSACI-Sociedade dos Observadores de Saci (presidente Mario Candido da Silva Filho), com Estatuto registrado em cartório e tudo o mais, com objetivo de promover o desenvolvimento de projetos relacionados à valorização da cultura popular e caipira, nas áreas de antropologia, educação ambiental, floclore, educação artística e sociologia. Sem o carater xenófobo, pretende incentivar os brasileiros a defesa dos mitos nacionais, comemorando o "Dia do Saci" em 31 de outubro, data em que erroneamente comemoramos o halloween, ou dia das bruxas (um mito americano).

Em Botucatu-SP, um grupo de amigos criou a ANCS-Associação Nacional dos Criadores de Saci, com os mesmos objetivos. O presidente José O. Guimarães brinca dizendo que reconhece que o saci tenha nascido em Taubaté-SP (terra de Monteiro Lobato), proliferou e alguns exemplares foram viver em Itajubá-MG, mas ele conseguiu uns exemplares e levou para Botucatu-SP.

A rivalidade acirrou-se quando o presidente da SOSACI declarou que o certo é só observar pois é uma judiação mantê-los presos, como faz o pessoal da ANCS.

O jornalista e escritor Mouzar Benedito lançou uma bela ideia: fazer uma campanha elegendo o saci como mascote da Copa 2014 no Brasil. Como argumento o fato de que o saci é uma figura conhecida por todos os brasileiros, é um mito popular e não precisaria pagar direitos autorais.

Para saber mais:
www.ancsaci.com.br

Nenhum comentário: