domingo, 30 de agosto de 2009

Rotenburg - Alemanha






















Lendo um relato sobre uma aventura em que o viajante queria conhecer Rothenburg ob der Tauber, na Alemanha, achei curioso e resolvi compartilhar com os leitores.

Essa cidade é a joia medieval que brilha na vitrine da rota romântica alemã. Assim diz o relato. Eu que me perco em Blumenau, por causa dos nomes alemãos, imaginei-me no lugar daquele incauto.

Diz o viajante que, para chegar na cidade desejada ele esteve em outras três "Rotenburgs". Uma delas tem a grafia "Rotenburg" (sem h), na outra "Rothenburg" sem sobrenome, na outra "Rottenburg" com dois "tt", além de existirem outras semelhantes (Rothenbach e Rothenfels) .
Além disso, diz ele, pode-se chegar lá de trem, de ônibus, carro alugado ou avião.

Mas o que tem de tão importante na Rothenburg ob der Tauber? Além de ter no currículo o título de cidade medieval mais bem preservada de toda a Europa, faz parte da Rota Romântica Alemã e da Rota dos Castelos. Com apenas 12 mil habitantes vive do turismo. A Disney descobriu e aproveitou para criar nesse clima o "Mundo do Pinoquio" e desenvolveu o Gepetto baseado na vida de muitos habitantes locais. Para o visitante a fantasia ainda paira no lugar. Demora para perceber que tudo alí é real, desde os anos 1400. Aliás, dizem que a casa mais velha, ainda em pé, data de antes do ano 1000. Na maioria as construções são feitas em enxaimel, estilo arquitetônico associado à cultura alemã, muito difundido pelos colonizadores alemãos no sul do Brasil, representado por grossos caibros em "X", aparentes, entre os tijolos das paredes.

O burg no nome dessas cidades diz respeito ao modelo medieval de vilarejo, surgido em torno de um castelo, murado no entorno para sua proteção.

Por isso que eu digo: quando for à Alemanha se prepare para surpresas.

Nenhum comentário: