sexta-feira, 26 de março de 2010

Uma estátua na Bélgica

O Manneken-Pis é tão importante para Bruxelas como a estátua do Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro. A estátua de um menino fazendo xixi é uma das principais atrações da cidade.


Medindo apenas 55 centímetros é famosa por algumas lendas:
Uma diz que um pai carregava seu filho numa cesta de frutas e o colocou sobre uma árvore quando foi chamado a participar de uma batalha próxima de onde ele estava. O menino começou a urinar nos inimigos, assustando-os e fazendo o pai e os aliados vitoriosos. Outra, conta a história de um garotinho que apagou uma bomba fazendo ingenuamente o seu pipi. Uma terceira fala de um prefeito que prometeu construir uma estátua na posição em que seu filho perdido fosse encontrado. Há uma outra lenda que diz que havia um dique com um vazamento e um menino teria colocado seu "dedinho" no buraco, estancando o vazamento e evitando uma catástrofe. Outra lenda diz que durante a Idade Média naquela região havia muitas crianças pobres e desnudas. Finda a Idade Média, um escultor belga entalhou a imagem de um menino em bronze, na forma descrita pela história e instalou em uma fonte na cidade. Pelo sim e pelo não, por uma tradição iniciada em 1698 a estátua passa a maior parte do ano vestida. Seu guarda roupas, com mais de 600 peças pode ser visto na Casa Real, no Museu da Cidade.

Fontes:
www.imagensviagens.com

www.viagem.uol.com.br

Um comentário:

Sandra Gonçalves disse...

Essa eu num sabia, que o menininho tipa roupas. Faz décadas que fui a Bruxela, mas num me vem a lembrança ele vestido, mas nós turista olhamos tudo num "flash" e deve ter ficado mais a foto nos cartões postais do que a imagem da fonte, estava no roteiro do tour pela cidade, mas vai lá que eu olhei mesmo.
Beijos
San