terça-feira, 27 de abril de 2010

ABAPORU - o quadro brasileiro mais famoso e mais caro do mundo

ABAPORU é um quadro em óleo sobre tela, obra da pintora brasileira Tarsila do Amaral, pintado em 1928, como presente de aniversário ao escritor Oswald de Andrad, seu marido na época.

É, hoje, a tela brasileira mais valorizada no mundo, tendo alcançado o valor de US$ 1.500.000,00, pago pelo colecionador argentino Eduardo Costantini, em 1995. Encontra-se exposta no MALBA-Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires.

Tarsila, quando viu a tela acabada, assustou-se e chamou seu amigo, o escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro.

Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro.

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari-SP, em 01 de setembro de 1886, iniciou seus estudos no Colégio Sion em São Paulo e complementou em Barcelona, na Espanha, onde pintou suas primeiras obras.

Fonte: http://www.galeriaabaporu.com.br

Um comentário:

Maria Dias disse...

Esta tela tao nossa conhecida nossa é uma riqueza q nos da orgulho mas não sabia q era assim tão VALORIZADA. Gosto sempre de vir aqui e aprender...

Obrigada por compartilhar conosco o teu conhecimento as tuas pesquisas!

Beijo!