sexta-feira, 23 de abril de 2010

HIPÓLITO DA COSTA - Patrono da imprensa brasileira

Viajando pelo Uruguai descobri esta fantástica historia.

Filho de um militar carioca e de mãe uruguaia, Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, nasceu na cidade de Colonia del Sacramento-Uruguai. Colonia era uma possessão portuguesa em território espanhol, quando ele nasceu em 25.03.1774. Durante a tomada espanhola daquela cidade, a família de Hipólito, como muitas outras, emigrou para o Brasil. Estudou em Pelotas, Porto Alegre, depois em Coimbra-Portugal fez cursos superiores de Leis, filosofia e matemática. A serviço do governo português viajou aos EUA, onde teve os primeiros contatos com a imprensa livre, com as leis abolicionistas, e ingressou na maçonaria. Visitou Paris e Londres em 1802 e poucos dias depois ao retornar a Lisboa foi preso em segredo pelo Corregedor do Crime e, posteriormente pela Inquisição, sob acusação de ser maçom. Em 1805 foge para Londres, visando criar uma comunidade luso-brasileira liberal e progressista.


No dia 10 de junho de 1808, circulava pela primeira vez em Londres, o jornal Correio Braziliense, editado por Hipólito da Costa. Era o primeiro periódico genuinamente brasileiro, que defendia a independência do Brasil. Crítico e liberal, não encontrou livre trânsito no Brasil. Impresso em Londres, vinha clandestinamente nos porões de navios. Ironicamente, a primeira apreensão registrada ocorreu no Rio Grande do Sul, onde Hipólito passou sua infância e juventude. Circulou entre junho de 1808 a dezembro de 1822 (175 edições, com média de 140 páginas).

A proclamação da independência do Brasil fez com que Hipólito decidisse fechar o jornal, alegando que já não havia mais razão para sua existência. Hipólito faleceu em 1823, com 49 anos.

A Lei 3.559/97, sancionada em 13.09.1999, estabelece a mudança de data do "Dia da Imprensa no Brasil" de 10 de setembro para 10 de junho, homenageando o lançamento do primeiro jornal genuinamente brasileiro, o "Correio Braziliense".


Colonia del Sacramento
Rio da Prata


Nenhum comentário: