quinta-feira, 1 de abril de 2010

REVOGADO O BANIMENTO DE DANTE ALIGHIERI

Completa hoje dois anos a entrada em vigor do Decreto que revoga o banimento de Dante Alighieri de sua cidade natal, Florença. Banimento ocorrido no ano 1301.

Você sabia?

Dante Alighieri notabilizou-se pela sua obra máxima em três volumes "A DIVINA COMÉDIA". Numa época em que ao homem não era dado o direito de pensar, muito menos de expressar suas idéias, ele conseguiu publicar essa obra, cuja beleza talvez esteja na subjetividade de seus conceitos. Dizia ele que era preciso tirar a humanidade da miséria e conduzi-la a um estado de felicidade. O espiritismo tem essa obra como fonte inesgotável de verdades.

O envolvimento político trouxe uma série de problemas para Dante. O papa Bonifácio VIII pretendia ocupar Florença militarmente. No ano de 1300 preparava a resistência dos guelfos. Em 1301, o papa envia um pacificador para a região. O Conselho envia, então, uma delegação a Roma, chefiada por Dante, que fica retido na cidade. O representante papal entra em Florença, apoiado pelos guelfos negros (opositores de Dante), massacrando um grande número de partidários dos guelfos brancos. Dante foi condenado a dois anos de exílio e a pagar uma pesada multa. Não a pagando, foi condenado ao exílio perpétuo. Foi no início de seu desterro que o poeta começou a esboçar o que seria sua obra suprema. Dante nunca mais pode voltar a Florença, morrendo na cidade Ravena, provavelmente de malária, em 1321, com 56 anos.

Fontes:

http://www.omensageiro.com.br/personalidades/personalidade-31.htm

http://www.dantealighieri.com.br/institucional2/poeta.php

Nenhum comentário: