quarta-feira, 5 de maio de 2010

CASAPUEBLO - Surpreenda-se no Uruguai


Nosso vizinho Uruguai deveria ser tratado pelo Brasil como um filho. Não como filho rejeitado, como trata, mas como filho único que é. Muitos brasileiros não sabem que em 1822, com a Proclamação da Independência do Brasil, o Uruguai foi anexado ao nosso território e assim permaneceu até 1825. O Uruguai foi o último país da América do Sul a tornar-se independente. Passou por algumas peripécias políticas e econômicas, mas está quietinho, despontando e querendo fazer jus ao apelido que recebeu há alguns anos: A Suíça da América do Sul.

O que mais me chamou a atenção, no entanto, ao visitar o Uruguai foi a CASAPUEBLO. Uma "CASA" que Carlos Paez Vilaró, um artista multifacetado, conhecido e premiado no mundo inteiro, construiu e mora. Seu ateliê fica na parte mais alta da casa, que tem ainda um restaurante e um hotel. Pouquíssimos brasileiros conhecem essa maravilha.

Esse obra arquitetônica nada convencional, localizada em Punta Ballena, há 15km do centro de Punta del Este, começou a ser construída em 1958, a partir de um cômodo feito de latas. Mais tarde foi revestido com ripas de madeiras que vinham de navios naufragados.

Anos depois o artista descobriu a receita que daria a cara e o estilo que a casa tem até hoje. Pregou uma tela de galinheiro nas paredes de madeira, arrematou com cimento e pintou com cal. A intenção foi dar contraste com o céu e o mar, adaptando tendências do norte da África ao estilo sul americano, conforme diz em um documentário que os visitantes assistem, antes de adentrar seu museu.

Vilaró define sua arte como "coisas". Suas obras estão pelo mundo todo, passando por tapeçaria, pintura em mural, cerâmica, arquitetura, pintura e escultura. O sol me orienta na arte e sempre há portas a serem abertas. Diz.
Estive lá em abr/2010 >>>>>>>

8 comentários:

Maria Dias disse...

Oi...

Conheci esta casa pois já estive por aí duas vezes.O Uruguay é muito bonito e fiquei em Punta Del Leste.Esta casa é muito interessante e a vista é belíssima!
Mas confesso q nao sabia todos estes detalhes...

Beijinho

Maria Dias disse...

Ah sobre os visitantes vc me explicou o q eu entendi mas não compreendi...rs..

Arion disse...

Compadre, você percebeu que nessa foto a casa ficou com o formato do mapa do Brasil? Que lindo. Da próxima vez temos que nos hospedar naquele hotel para conhecermos todo o complexo.

Santiago disse...

Amigo, sem querer criar polemica so nao entendi por qué para voce o Uruguai deveria ser tratado como um filho pelo brasil ?? Acho uma falta de respeito para os irmaos uruguaios, alem disso o comentario ñ acrecenta ao seu post. Uruguai é outro pais independente, sem pais nem filhos, e deve ser assim respeitado.

Marina_ disse...

URUGUAY TE AMO (L)
a última vez qe fui no uruguay, não pude ir na Casapueblo! [aarg] qe óodio meeo ! :@

URUGUAAY TE EXTRAÑO!
GRAACIAS A DIOS NASCI URUGUAYA ! (L)

Porter Johnny disse...

Santiago, o Uruguai pertenceu ao Brasil, deve ser por isso. Digo, não?

Rui Morel Carneiro disse...

Santiago, defendo a ideia de tratarmos nossos vizinhos com respeito, por isso me referi dessa maneira, além do que fiz um paralelo ao fato de Portugal nos tratar como filhos.
Adoro o Uruguai, já o visitei por 3 vezes e certamente voltarei.
Agradeço pelo comentário que fez, assim como agradeço aos demais comentários.

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Estou tentando convencer meu marido para conhecer o Uruguai, especialmente Montevidéu. Mas ele sempre vem com a mesma história: "o que tem para conhecer lá?" Estou fazendo uma coletânea de imagens para ele perceber o quão rico é o turismo neste charmoso país.

Abraços!