sexta-feira, 11 de junho de 2010

TELÊMACO BORBA-PR - Um Município singular

Nos anos 20 do Século passado, as Indústrias Klabin do Paraná de Celulose S/A já despontavam como o maior produtor de papel e celulose da América Latina. Proprietária da Fazenda Monte Alegre, com 143.000 ha (dizem que as Indústrias Klabin são detentoras de área maior que o Município de Telêmaco Borba, onde estão sediadas), é uma das empresas que mais refloresta no estado.

Em 1947 as máquinas das Industrias Klabin produziam o primeiro papel jornal do Brasil.

O Município de Telêmaco Borba tem uma historia singular: tudo começou com a implantação das industrias de papel e uma vila de trabalhadores, foi tomando força política e em 25.07.1960, desmembrando de Tibagi, foi criado o Município com o nome de Cidade Nova (nome da vila). Sem data para instalação o Governador nomeou um Prefeito-interventor com o cunho estritamente político interesseiro. Passadas as eleições para governo do Estado, mais precisamente em 31.12.60, o Município de Cidade Nova foi extinto.

Em 05.07.1963, sem conhecimento da população, foi criado o Município com a denominação Telêmaco Borba. Essa nova designação foi dada em projeto do Deputado Estadual Tulio Vargas para homenagear seu avô, o Cel. Telêmaco Eneias Augusto Morosines Borba. Em 06.10.63 aconteceram eleições municipais no país e não se considerou a existência de Telêmaco Borba, por não haver data de instalação. Os eleitores votaram normalmente em candidatos do Município mãe (Tibagi). No final do dia, mesmo após as urnas terem sido recolhidas, o TRE deliberou não considerar os votos de eleitores do futuro Município. O TRE marcou para 01.03.64 as primeiras eleições do Município recém criado e só assim Telêmaco Borba pode empossar seus eleitos em 21.03.64. Dez dias depois, o país foi atropelado pela revolução que derrubou João Goulart da Presidência da República e a ditadura se instalou.


Assim nasceu o Município de Telêmaco Borba, apesar das dificuldades, forte e progressista.


Fonte: Livro Telêmaco Borba-O Município (Dinizar Ribas de Carvalho)

Foto: Catedral de Telêmaco Borba

Nenhum comentário: