quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A bandeira da Suíça é quadrada !

A bandeira da Suíça consiste de um quadrado vermelho com uma cruz grega branca, grossa e equilátera no centro da bandeira.

E o que isso tem de especial?


Em setembro de 2002 a Suíça passou a fazer parte da ONU como a 191ª associada.

A questão da forma da bandeira suíça teve de ser discutida no departamento jurídico da ONU. É que as bandeiras de todos os países são retangulares e a bandeira suíça é quadrada. Como todas precisam ser hasteadas na sede da ONU em Nova York e na sede européia da ONU em Genebra, foi feita uma exceção para a Suíça, com a condição de que a bandeira não tenha uma área maior que as outras.

A bandeira suíça, como muitas outras, tem uma história militar. Tudo começou durante a batalha de Laupen, em 1339, em que soldados de Berna costuraram uma cruz branca em seus uniformes para diferenciar dos austríacos. Essa cruz passou a ser usada nos escudos e brasões dos exércitos cantonais combinando com as cores de cada região. A cruz foi decretada emblema da Confederação Helvética em 1814. A primeira bandeira federal, de 1840 e utilizada somente pelo exército, já era quadrada e não mudou mais.

Curiosamente, a forma da bandeira não é regulamentada mas somente as dimensões da cruz branca sob fundo vermelho, desde 1889.


Outro Estado que também tem uma bandeira quadrada, embora não membro da ONU, é o Vaticano, muito provavelmente sob influência da Guarda suíça, que presta serviços para o Vaticano desde o século XVI.


Fonte: www.swissinfo.ch

Nenhum comentário: