sexta-feira, 24 de setembro de 2010

QUEM INVENTOU A URNA ELETRÔNICA ?

A Urna Eletrônica Brasileira ou como inicialmente era chamada "Coletor eletrônico de votos" é uma invenção genuinamente brasileira.

Rodeada de polêmicas, sua invenção tem muitos pais. A patente registrada no INPI em 1997 tem a empresa OMNITECH como criadora da máquina, mas muita gente participou do desenvolvimento do sistema até o modelo e tecnologia de segurança atual.

Hoje ouvi em uma Radio de Santa Catarina, entrevista com o Dr. Carlos Prudêncio que se diz mentor intelectual do atual voto eletrônico. Em 1989, a contragosto do TRE, ele implantou o primeiro terminal de votação por computador na cidade de Brusque-SC. Na época, ele que tinha 41 anos, era o juiz da 5ª Seção Eleitoral do Estado, com sede naquele município. A adaptação do computador foi feita com a ajuda do irmão, Roberto Prudêncio, dono de uma empresa de informática. O modelo do programa de computador usado por Prudêncio é o mesmo adotado hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Declarou o Dr. Prudêncio, que na época nenhuma grande empresa de informática se interessou pelo projeto. Ele "peitou" o TRE catarinense e fez seu experimento. A prova que ele estava certo é que na eleição de 2000, 100% das seções eleitorais no Brasil contou com a urna eletrônica.

2 comentários:

Maria Dias disse...

E viva a tecnologia,muito boa a invenção!

Beijo

Maria

Arion disse...

Pois é, e o "chavinho", da Venezuela, diz que seu sistema de v otação é o mais perfeito do mundo. Tadinho dele.