quinta-feira, 11 de novembro de 2010

É proibido proibir

Durante décadas a música foi proibida na Checoslováquia com o argumento de que era infecciosa. Trazia propaganda ocidental e envenenava com “imagens” asquerosas. Dizia o regime comunista.

Em 1990 o regime comunista caíra e o novo governo convidou os Rolling Stones para uma apresentação em Praga. O slogan promovendo o espetáculo dizia “Os Rolling Stones chegam e o exército soviético foge”.

No mesmo estádio as pessoas ouviram repetidas mentiras durante longos discursos comunistas e naquele momento tinham dificuldades para se soltar. Estavam todos nervosos e demoraram a acreditar que os Stones estavam ali, diante deles. Quando as luzes se apagaram, um misto de pânico e euforia instalou-se no ambiente. Quando a bateria soou os primeiros acordes, gritos ecoaram. Foi um momento mágico. Desde aquele dia passamos a ter rosto. Podíamos ter emoções.

A partir daquele instante ninguém mais iria dizer para aquele povo, o que ele poderia pensar e sentir.

Fonte: Revista Seleções

O poder da música não pode ser subestimado e a liberdade não se mensura.

Em 01.01.1993 o povo utilizou-se da liberdade para desunificar as duas nações Eslováquia e República Checa que durante um tempo foram uma só.

Inteligentemente Caetano Veloso eternizou o protesto de muita gente por esse mundão afora, cantando "É proibido proibir".

Nenhum comentário: