domingo, 21 de novembro de 2010

SAHARA OCIDENTAL e o vergonhoso muro

Você sabe onde fica o país chamado República Árabe Saharaui Democrática?

Trata-se do mesmo Sahara Ocidental, que foi possessão espanhola de 1885 a 1976. Marrocos e Mauritânia apoderaram-se desse território até 1979, quando a Mauritânia retirou-se da zona ocupada. Desde então a Frente Polisario (movimento político pró independência) luta pela liberdade e passou a denominar a nação como RASD - República Árabe Saharaui Democrática.

Mais de 80 países reconhecem a autonomia da RASD. Um representante daquele país está mantendo conversações com a diplomacia brasileira no intuito de conseguir que o Brasil seja mais um a reconhecer. O Marrocos reconhece que a Frente Polisario tem direito a uma meia parte do território e, por conseguinte ergueu um muro de 4 metros de altura, de norte a sul, numa extensão de 2720 quilômetros, separando famílias e mantendo 150.000 homens em constante vigia. Ocupa inclusive a capital, Aaiún. O interesse do Marrocos por essa "faixa de areia" está no fato de que, além de ter uma costa rica em pesca, há muito fosfato no subsolo.

O Sahara Ocidental, no oeste africano, não faz inveja à Cisjordânia, também em disputa. Com o árabe e o espanhol como idiomas oficiais, sua população na maioria professa o islamismo e por influência espanhola, uma minoria segue o catolicismo.


Um comentário:

Anônimo disse...

Lembrando que o Sahara Ocidental é uma região ultra-perigosa, pois é minada com minas terrestres =P

Muito bom o Post ;D
Abraços