sábado, 5 de fevereiro de 2011

LALIBELA e seus templos

Lalibela é uma cidade da Etiópia, na África. Na região, próxima a essa cidade há o que os cristãos de lá chamam de igrejas monolíticas. No século 12 de nossa era, o Rei Lalibela ordenou que se esculpissem templos em forma de cruz para que os cristãos pudessem professar a religião.
Visitar a cidade de Jerusalém, era costume dos cristãos naquela época, ao menos uma vez na vida. Jerusalém estava dominada pelos árabes e os cristãos não podiam exercer essa tradição. Assim, enquanto os católicos europeus passaram a se voltar para Roma, o Rei Lalibela decidiu construir um ponto de peregrinação para seu povo. A Etiópia tem uma das mais antigas tradições cristãs e visitar Lalibela para eles tem o mesmo "efeito" de uma visita à Jerusalém.
Fontes:

2 comentários:

Sandra Gonçalves disse...

Interessante isso, até o nome do Re é diferente. O legal é quando pessoal possibilitam opções para o povo, esse pelo menos fez algo para o seu povo, digno de um Rei cristão.

e eu ....aprendendo contigo por aí...:))
Beijokas
san

Guaraci. disse...

Olá amigo Rui!
O post me chamou a atenção por tratar da construção de templos. De imediato fiz uma ligação aos Templários, que segundo a história, tinha como uma das suas principais atividades a construção de grandes templos e igrejas na mesma época. Pesquizei, mas até o momento não encontrei nada. Encontrei este site: http://www.sacred-destinations.com/ethiopia/lalibela, que pode te interessar.
Um abraço, e obrigado pelo comentário e visita no Blog do Guara.