quinta-feira, 17 de março de 2011

Onomástica em Portugal

Já trabalhei em cartório e sei muito bem das dificuldades em atender certos pais que querem registrar nomes excêntricos para seus filhos.
Nosso Código Civil não proibe nomes para as crianças, mas os cartorários são orientados a não registrar nomes que possam expor ao ridículo. Em Tomé-Açu-PA uma criança ficou sem ser registrada porque o Cartório negou-se a registrar o nome Nahvratnovski. O pai alegou que queria homenagear a tenista Martina Navratilova e o escritor
Dostoiévski. Ele diz ter convicção de que o nome influencia o destino das pessoas. Em Jardim de Piranhas-RN, o nome Jabulani não foi aceito pelo cartório. O pai alega que a menina nasceu bem gordinha, parecida com a bola de futebol ! ?. Tédio, foi o nome mais bonito que um pai encontrou para seu filho. Ouvia a música de mesmo nome, dos Titãs. Claro, não foi registrado.

Antigamente, não muito antigamente, a orientação ao cartorário era: "ouça e escreva" e por isso muita gente culpa o cartorário pelo nome que carrega, não sabem eles que foram os pais quem exigiram os nomes nas formas em que foram registrados.

Já em Portugal esse tipo de problema não existe, pois os cartórios possuem uma Lista (semelhante as Listas Telefônicas) com uma relação dos nomes possíveis de registro. Nenhuma criança pode ser registrada com nome não constante da dita lista. Viviane, por exemplo não pode ser registrada em Portugal, já Viviana sim, pois figura na lista. Manuel, Joaquim e Maria, nem é necessário consultar a lista.

Onomástica é o estudo dos nomes próprios de todos os gêneros, das suas origens e dos processos de denominação no âmbito de uma ou mais línguas ou dialetos. Ou/Catálogo de nomes próprios.


Fontes:
http://bebe.com.pt/regras

www.ailtonmedeiros.com.br
www.adjorisc.com.br

2 comentários:

Maria Dias disse...

Não gosto do meu nome:Maria da Conceição...Minha mãe pediu para meu pai registrar como Roberta, mas ele falou q era de "mulher da vida" e colocou este de santa, mas depois desta tua postagem percebo q dei foi sorte!rs...

Rui Morel Carneiro disse...

Eheheheheh. Eu acho simpático Conceição, pois a padroeira do lugar onde nasci é Nossa Senhora da Conceição.
Abraços.