segunda-feira, 28 de março de 2011

SÃO TIAGO - Terra do café com biscoito

Com aproximadamente 10.500 habitantes e localizada há 200km de Belo Horizonte, nas proximidades de São João Del Rey, São Tiago faz sucesso. Como outras cidades mineiras, essa especializou-se na produção de um único produto. Lá todo mundo sabe que biscoito dá dinheiro. Eles gostam do que fazem e fazem bem feito. Simplesmente é essa a receita para o sucesso. Do Aurélio, sucesso é feliz resultado, popularidade, conclusão com satisfação, êxito, prestígio.

Minas tem a terra do pijama (Borda da Mata), tem a cidade do rocambole (Lagoa Dourada), tem a capital nacional do tricot (Monte Sião), tem a cidade do pé de moleque (Piranguinho) e tem São Tiago, a Terra do Café com Biscoito.

Hoje, as receitas que vieram das bisavós fazem uma mistura perfeita com o tino comercial de pequenos empresários locais. Diz Leopoldo Mateus, em artigo publicado na Revista Época, de 21.03.2011. Continua Leopoldo: Há duas décadas não havia nenhuma empresa do ramo, hoje são 45 fábricas, gerando empregos, produzindo biscoitos com receitas que inovam sabores e atendem mercados mineiros, cariocas, paulistas e paranaenses.

Desemprego é palavra inexistente no dicionário de São Tiago. Os salários não são altos, mas todo mundo empregado faz os negócios locais girarem, numa cadeia de prosperidade. É o interior fazendo escola.
Fotos da cidade: http://www.ferias.tur.br
Foto dos biscoitos: http://revistaepoca.globo.com

2 comentários:

Arion disse...

Pois é, e dizem que mineiro é devagar, não fala, não reclama, não se conecta, tá sempre esperando algo, que não sabe bem o que é. Aí está. Na sua quietude, o que lhe interessa é tão somente o sucesso. Parabéns mineirada.

Maria Dias disse...

Olha dizem q Minas tem uma comida deliciosa,torresminho,feijão tropeiro e etc...bem, agora vc mostra o doce sabor de Minas...hum adorei saber!

Beijo
Maria