quinta-feira, 21 de abril de 2011

ABACAXI

Conhecido também como ananás, o fruto abacaxi parece ter sua origem em Guadalupe, ilha do Caribe, lugar onde foi visto e anunciado pela primeira vez por Cristóvão Colombo em 1493.

Quando maduro o abacaxi apresenta sabor muito ácido e muitas vezes adocicado. É rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras.

Devido sua beleza e existência da coroa, o abacaxi é conhecido como rei dos frutos. Na gíria brasileira, é comumente utilizado significando algo que não apresenta bom resultado, devido o seu aspecto espinhoso.

Pertence à família das bromeliáceas e é cultivado em qualquer região quente do mundo. Tem grande aceitação em todo o mundo, tanto natural quanto industrializado. Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. Servindo também como tempero para amaciar carnes.

O abacaxi pode ser consumido in natura ou industrializado sob a forma de geléia, vinho, cristalizado, passa, licor.

Campina Grande, na Paraíba, é o município maior produtor de abacaxi do Brasil, produzindo cerca de 20% de todo o abacaxi produzido no Brasil.

Fonte: www.brasilescola.com

Um comentário:

Maria Dias disse...

O abacaxi é uma das minhas frutas preferidas,além de ser gostoso emagrece!Interessante saber sua origem e linhagem...