segunda-feira, 18 de abril de 2011

Os lambrequins do sul

Lambrequins são ornatos de recortes de madeira ou de lâmina metálica para beiras de telhados (beirais como nos ensinaram os portuguêses).




A arte dos lambrequins foi trazida pelos europeus, no século passado e que persiste nas construções de casas feitas em madeira ainda hoje no sul do Brasil. Fazem parte da cultura dos imigrantes poloneses, ucranianos, alemães e italianos.

No Brasil os lambrequins tem a finalidade única da estética, mas na europa existem lendas sobre os motivos e formatos. Na Ucrânia dizem que aqueles com formato de cachos de uvas servem para proteger a casa da miséria e atraem fartura de alimentos. Se tiverem formato de flores, protegem contra discórdia, trazendo harmonia e paz, e se as formas forem de animais, trazem sorte na pecuária .

De fato os lambrequins constituem beleza própria às casas e dão ao sul do Brasil uma característica especial.

3 comentários:

Maria Dias disse...

Eu acho uma gracinha este acabamento nas casas...Tenho uma amiga q a irmã reformou sua casa(irmã arquiteta)e colocou este acabamento é muito romântico!

Beijos

Maria

Eu adoro saber destes detalhes...Seu blog faz a diferença viu?rs...

Arion disse...

Compadre, esses nomes deviam ficar impregnados no nosso cérebro, fazendo parte integrante ods neurônios. Porém, quando mais tentamos nos lembrar deles..., não conseguimos. Gostei, pois lembram lambretinha (que eu tive uma que comprei do Adir Machado).

Anônimo disse...

Olá, sou descendente de poloneses e ucranianos e gostaria de saber onde encontrar lambrequins.
Já pesquisei em marcenarias e carpintarias, mas ninguém tem conhecimento de quem faz.
meu email andraus26193@hotmail.co.