quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os patinhos de borracha e as correntes marítimas

Patinhos de borracha são brinquedos fabricados para distração de crianças enquanto estão em banheiras.

Em 1992, mais precisamente no dia 10 de janeiro, um contêiner carregado com 28.800 animaizinhos de borracha (patos, tartarugas, sapos e castores), caiu de um navio, em meio a uma tempestade no Oceano Pacífico. O contêiner, que saiu da fabrica de brinquedos infantis de Hong Kong com destino aos Estados Unidos, abriu ao cair no mar e os bichinhos começaram a boiar.

É sabido que nos oceanos há correntes marítimas, mas a ciência encontrou nos patinhos um aliado à pesquisa e comprovação da velocidade dos rios intra oceânicos. Na região subártica as correntes fazem um círculo completo. Embora esse giro completo fosse conhecido pela ciência, não se sabia quanto tempo um objeto demoraria para completá-lo. Agora já se sabe, há brinquedos que já completaram o círculo 8 vezes nesses 19 anos. Outro dado curioso que a ciência acabou por desvendar é a durabilidade do material utilizado na fabricação desses brinquedos em contato com a água do mar. A maioria deles não sofreu desgastes.

Há pessoas do mundo todo garimpando esses patinhos para coleções. Eles valem muito. A própria industria divulgou que paga U$ 100 por cada animalzinho, no intuito de não prejudicar a natureza.

Fonte: Revista Época 671, 28.03.11
Fotos:
http://lhoc.blogspot.com

http://ocaosambiental.blogspot.com

Um comentário:

Maria Dias disse...

No fim do ano eu coloquei um barquinho de madeira no mar com pedidos para o ano novo...Depois vi a besteira q fiz(viajei na mensagem na garrafa ou melhor nas mensagens no barquinho)e me esqueci dos bichinhos q habita este imenso oceano(fiquei com vergonha pois fiz igual a criança)e agora estou pensando netes bichinhos q podem ter sido prejudicados por esta imensa onda de plástico...lamentável.

Beijo

Maria