domingo, 1 de maio de 2011

Curiosidades sobre OVO

Do ponto de vista da biologia, uma célula que se forma da fusão do núcleo do óvulo (feminino) com o núcleo do espermatozóide (masculino) recebe o nome de ovo.

O ovo mais conhecido e mais consumido no mundo pelos humanos é o de galinha.

Uma galinha poedeira produz anualmente cerca de 300 ovos.

Na formação de um ovo o processo dura 25 horas.

Ovos são uma excelente fonte de proteína e, na verdade, quando classifica-se os alimentos por sua qualidade de proteínas, os ovos são referência.

Ovos fornecem vitamina B e, para os vegetarianos que não comem carne vermelha, são fonte para a vital vitamina B12. Também provêm ferro e vitamina E.

Muitos brasileiros ainda evitam consumir ovos, por medo do colesterol, apesar dos resultados dos últimos 30 anos de pesquisas, nunca terem comprovado a relação entre o consumo de ovo às doenças cardíacas. O consumo de ovo não aumenta o risco de doenças do coração em pessoas saudáveis. Como resultado desse mito, os brasileiros estão se privando dos benefícios proporcionados pelos nutrientes especiais do ovo.

O Estado de Minas Gerais é o estado brasileiro maior exportador de ovos. Os Emirados Árabes são os maiores importadores desses ovos. Só no ano passado eles compraram 11,8 mil toneladas de ovos. Angola vem em segundo lugar. Omã, Catar e Kwait seguem a lista. Essas exportações rendem ao Estado de MG em torno de US$ 30 milhões/ano. Atualmente o estado de Minas Gerais já exporta ovos em pó e só em 2008 somou 152 toneladas de ovos em pó.

Em termos de consumo de ovos, a média anual brasileira percapta de 140 é pequena, se comparada ao México (360), ao Japão (347) ou à China (310).

O maior produtor mundial é a China, enquanto o Brasil está em 7º lugar.


Fontes:
http://www.copacabanarunners.net/ovos.html

www.agricultura.mg.gov.br

www.portaldoagronegocio.com.br
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br

3 comentários:

Maria Dias disse...

...Eu incluo ovos na minha dieta semanal...Acho muito importante(mas procuro comer ovos caipiras)q nao levam hormônios.Acho q vou comprar umas galinhas poedeiras pra mim,me parece um bom negócio...rs...

Ótima semana pra vc!

Sandra Gonçalves disse...

Mim gosta muito de ovo! pochet, frito, omelete, cozido. acho doido países importarem ovos, é tão fácil criar galinhas, sempre que ía para o sul de minas, visitava as fazendas ou me hospedava em alguns hotéis-fazenda que tinha aqueles galpões enormes, mas ainda não era ão mecanizado como hoje nos grandes produtores.
Tadinhas das galinhas, parecem uas escravas num rodízio produtivo forçado. Vi um entrevista de um produtor que faz uma técnica diferente, respeitam rários das galinhas, sem barulhos, eu sei que aumenta a produção co essas galinhas caipiras. Até elas hoje em dia são estudadas pelos psico-galinhas sobre seu ritmo bio-psico-social. :)
Beijo

Anônimo disse...

Meu compadre, esse seu blog está cada vez melhor, parabéns.