sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O fascínio dos sinos

Aqueles que como eu, tiveram uma infância em uma pequena e pacata comunidade com uma igrejinha, entendem o fascínio pelo tilintar de um sino. Não me refiro àquelas situações onde tem um chato  que bate o sino a cada 15 minutos. Morei em frente a uma igreja nessas condições e  não aguentei. Minas Gerais é repleta de exemplos do primeiro caso. Jamais esquecerei as emoções causadas pelos sinos do Caminho de Santiago, na Espanha.

Um sino é um dispositivo simples de produzir som. É um instrumento de percussão. A sua forma é aproximadamente um cone oco que ressoa ao ser golpeado.

Os sinos são feitos geralmente de bronze, mas os pequenos podem também ser feitos de cerâmica, metal ou de vidro.

O sino é um símbolo da igreja católica. O maior sino já fundido em bronze é o Tsar Kolokol, exposto atualmente no Kremlin, Moscou-Rússia.

Não se sabe quem foi o criador do sino como hoje o conhecemos. Segundo relato de Santo Isidoro de Sevilha, falecido em 636, sua origem é a região da Campânia, Itália, muito provavelmente a cidade de Nola. Mas é certo que o sino nasceu católico.


 

Descubra como são feitos os sinos
Fontes: www.carapecos.com - 
www.wikipedia.com

Um comentário:

Fênix27 disse...

Oi, super interessante esta história do sino,mas não é fácil morar bem pertinho de uma igreja e na hora dos sinos,aja ouvidos.
Adorei conhecer o seu blog,tudo aqui é de grande importância,já estou seguindo.
Felicidades.