segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O QUE É TEMPO ?




- O que é tempo?
- Depende, tudo é relativo!     

"O tempo se armou de fato
lá pro lado do Uruguai.
Vai chover barbaridade
e sem poncho ninguém sai." 

Eu não tenho tempo!

"Deu uma canca d'água, parecia que o mundo ia desabar. O tempo enfeiou."

Ache um tempinho e venha me visitar.

Afinal qual é o conceito para tempo?

Gramaticalmente é a flexão indicativa do momento a que se refere a ação ou o estado verbal.

Em física é o movimento entre dois pontos de referência. São as condições meteorológicas. É a sucessão de dias, meses e anos.

O tempo é uma grandeza absoluta e universal, comum a todos os referenciais.

O tempo é considerado uma das poucas quantidades essenciais. Utilizado para medir velocidade.

De acordo com Albert Einstein o tempo é uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão.

Para John Weeler, é o jeito que a natureza deu para não deixar que tudo acontecesse de uma vez só.

A Radio Relógio, do Rio de Janeiro, repetia uma frase "Cada segundo que passa é um milagre que jamais se repete."

Pesquisadores dizem que enquanto não se chega a uma conclusão em termos de universo, em sua acepção científica, o tempo não flui. O tempo simplesmente é.

Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico (ou sequencial) que pode ser medido, esse último significa "o momento certo" ou "oportuno": um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. Em teologia descreve a forma qualitativa do tempo (o "tempo de Deus"), enquanto chronos é de natureza quantitativa (o "tempo dos homens").

A definição que mais me agrada: "Tempo é a sensação derivada da transição de um movimento"

2 comentários:

Maria Dias disse...

Meu tempo é agora tenho percebido q ele escorre e corre cada vez mais rapido.

Estou de volta!

Beijo!

Arion disse...

Acredito que toda vez que tentarmos definir "tempo", cairemos sempre na subjetividade das nossas opiniões. Afinal, filosofia que define exatamente o que é alguma coisa, acaba sendo direcionamento de uma opinião qualquer, de alguém. Prefiro ficar com minha ignorância dependente, sobre esse quesito. Parabéns pelo questionamento.