segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Qual o significado de @ no e-mail?

Na Idade Média os livros eram escritos à mão pelos copistas (aqueles que copiavam). Os taquígrafos simplificaram as escritas, criando símbolos. Na Espanha o nome Francisco era grafado Phrancisco e simplificado para Phco. Assim nascia o apelido Paco para os Francisco. Assim como o nome de São José, aparecia seguido de Jesus Christi Pater Putativus (putativo = aquele que aparenta ser o verdadeiro). Abreviou-se para "JHS PP" e todo José espanhol passou a ser apelidado de Pepe. E para a conjunção "e", do latim et foi criado "&", que até hoje é usado em nomes comerciais. Já "@" foi criado para anotações contábeis, no sentido casa de, mas os espanhóis que tanto imitavam os ingleses, entenderam que se tratava de alguma medida e tinham a arroba como unidade de peso, representando 15 quilos. O termo arroba vem do árabe ar-ruba que significa uma quarta parte (de outra medida árabe, o quintar, que equivale a 58,75kg). O nome do símbolo "@" é arroba, que representa 15 kg, isso para os espanhóis, porque para os ingleses continuou representando "casa de" e em 1972, ao criar o correio eletrônico (e-mail), Roy Tomlinson usou o símbolo "@" ou "casa de", praticamente em desuso nos teclados das máquinas de escrever, como ligação entre o nome da pessoa e o provedor (fulano@provedor) e passou a significar "fulano + casa de + provedor".

O português adotou o nome espanhol arroba para "@", mas outros idiomas não.
"@" para o italiano é chiocciola (caracol), para o sueco snabel (tromba de elefante), para o holandês apestaart (rabo de macaco) e para o alemão strudel (doce em formato circular).

2 comentários:

Maria Dias disse...

Interessante e um dia alguém inventa algo q cai no gosto do povo e fica para sempre ou por um bom tempo da nossa vida e passa a fazer parte da história.

Beijinhos

Maria

Arion disse...

Rapaz, que legal. Como a gente é ignorante com relação à simbologia que usamos no nosso quotidiano. Legal essa!!!!