segunda-feira, 16 de abril de 2012

SERENDIPIA

Serendipia (serendipity em inglês) é a consequência feliz de uma descoberta acidental. É uma descoberta afortunada feita, aparentemente por acaso.

A palavra Serendipia tem origem na palavra inglesa “serendipity”, criada pelo escritor britânico Horace Walpole em 1754, a partir do conto persa infantil “Os três príncipes de Serendip”. A ficção de Walpole narra as aventuras de três príncipes do Ceilão, atual Sri Lanka, que viviam fazendo descobertas inesperadas, cujos resultados, aparentemente, não estavam procurando. No entanto, era a sagacidade da turma que os levava a descobrirem “acidentalmente” a solução de intrincados problemas. A sagacidade e inteligência do trio tornavam os príncipes geniais, não por serem portadores de um dom especial, mas por possuírem mentes abertas e atentas a múltiplas possibilidades. 

A minha serendipia foi o Panamá. Estava retornando de Cuba e como não há voos diretos ao Brasil, faz-se conexão na Cidade do Panamá. Houve overbooking para embarque naquele voo (excesso de bilhetes vendidos) e a empresa solicitou voluntários para se transferirem ao próximo voo. Estávamos em dois casais e nos oferecemos para o próximo voo. Fomos recompensados com U$ 300 para cada um e um city tour com direito a visitar o Canal do Panamá, a administração do Canal e mais um lauto jantar.

Fontes: http://www.serendipia.com.br/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Serendipidade

Nenhum comentário: