terça-feira, 22 de maio de 2012

ALTO PERU - quase pertenceu ao Brasil

A colonização espanhola nas Américas deu o nome de Alto Peru para três Departamentos: La Paz, Santa Cruz de La Sierra e Departamento Marítimo (Deserto do Atacama). Em 1821 o Império Colonial Espanhol na América estava se esfacelando por causa da ocupação napoleônica na Espanha, e as tropas dos generais Bolivar e Sucre, que já tinham libertado a Venezuela, Colômbia e Equador, já estavam se aproximando da Região do Alto Peru. 

Entre os meses de julho a dezembro de 1822, as tropas portuguesas da Capitania de Mato Grosso tinham ocupado o Alto Peru. Com medo da carnificina num confronto, os governadores dos três Departamentos do Alto Peru solicitaram ao governador da Capitania do Mato Grosso que gestionasse junto ao então Regente D. Pedro I a anexação dos três Departamentos ao Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves.

Quando o assunto chegou a D. Pedro I, em novembro de 1822, o Brasil já havia sido declarado independente e não houve interesse na anexação daquele território, pois o Brasil tinha pendores pacíficos e não queria interferir em assuntos externos.

Esse episódio da nossa história é pouco divulgado, mas o site wikipédia registra o fato.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alto_Peru 

Nenhum comentário: