sábado, 2 de junho de 2012

CARTÃO-POSTAL - como surgiu

A ideia do Cartão-Postal é muito simples: um pequeno retângulo em papelão fino, destinado a circular pelo Correio sem envelope, tendo uma das faces destinada ao endereço do destinatário, na qual se encontrava impresso o selo postal, reservando-se a outra para mensagem. 

A versão mais aceita para sua invenção é atribuída a Emmanuel Hermann, professor de Economia Política, da Academia Militar Wiener Neustadt, no Império Austro-Húngaro que, em carta publicada no “Die Neue Freie Presse”, de 29/01/1869, propôs sua adoção sob o título “Uma nova forma de correspondência pelo Correio”. 




O Brasil instituiu o cartão-postal pelo Decreto nº 7695, de 28/04/1880, proposto pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, conselheiro Manuel Buarque de Macedo, integrante do governo de  D. Pedro II.  

Dia 28 de abril é o dia nacional do cartão-postal.

Mas os cartões-postais com imagens fotográficas, como conhecemos, foi lançado em Marselha-França, em 04.08.1891 por Dominique Piazza. Infelizmente nos dias atuais os cartões-postais não são tão utilizados quanto deveriam.

Fonte: http://www.girafamania.com.br/introducao/cartofilia1.html

Minha contribuição:
 

Nenhum comentário: