domingo, 24 de junho de 2012

MAZAGÃO - A odisseia de uma cidade amazônica trazida do Marrocos

Ganhei do meu irmão o livro "27 Maravilhas de origem portuguesa no mundo", Edição África, que descreve os pontos estratégicos utilizados por Portugal na África, em suas viagens ao oriente. Pode-se ler entre outros o relato da existência de uma fortaleza na costa marítima do Marrocos, edificada a partir de 1514. Ali formou-se uma comunidade com a missão de apoiar os viajantes navegadores e a expansão da cristandade em "terras infiéis". 

Fortaleza Mazagão-El Jadida-Marrocos
Tudo corria bem até que em março de 1769, por pressão muçulmana, o todo poderoso Ministro português Marquês de Pombal decidiu transferir os 1642 moradores com seus pertences para uma área no litoral amazônico.

14 naus foram então carregadas e direcionadas à Lisboa, para um período de adaptação em uma "cidade-provisória", dentro de outra maior (Lisboa). Designou-se de 14 bairros de uma cidade flutuante. De Lisboa foram levados até a implantação de uma cidade às margens do Rio Mutuacá, que derrama suas águas no Rio Amazonas, no atual Amapá. 

Velha Mazagão - http://www.alcilenecavalcante.com.br
Isolados na "cidade dos sonhos", a dura realidade não tarda a mostrar sua faceta. Enquanto a velha Mazagão africana se transforma em cidade invisível, abandonada, a Nova Mazagão, amazônica não se encontra como comunidade unida. Formam-se grupos com ideias divergentes e o governo português não consegue mantê-los, nem pelo fato de trazer escravos para os trabalhos gerais. 
Nova Mazagão - http://www.amapatec.com
Uma Nova Mazagão é construída, nas proximidades de Macapá, que vive bem obrigado e tenta resgatar a todo custo a história dos antepassados e com vontade projeta seu futuro.

Fontes: Livro 27 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo-África
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752009000100019

Para saber mais: Livro Mazagão:a cidade que atravessou o atlântico - Laurent Vidal

Um comentário:

Arion disse...

Eu tenho uma certa reserva com essa história de se tentar reconstruir a vida passada,trazendo "aquela" cultura para o agora. Na minha opinião, a realidade a ser vivida é aquela que se apresenta naquele lugar, no momento. Gostei dessa história.