domingo, 10 de junho de 2012

SÃO THOMÉ DAS LETRAS - A mística cidade de Minas Gerais

Visitei a cidade várias vezes. Me sinto bem lá, talvez pelo descomprometimento, pelo simbolismo latente, pelo clima "simbiótico" reinante ou pela convivência pacífica de gente com origens e credos diferentes. É única.

Segredos e surpresas há de montão por lá. A começar pelo nome: São Thomé das Letras. Diz a lenda que uma imagem de São Thomé foi encontrada em uma gruta por um escravo fugitivo que depois relatou ter visto inscrições rupestres na mesma gruta. Impressionado, o Barão de Alfenas alforriou o escravo e mandou construir uma igreja ao lado da gruta. 

A extração de pedras-são-tomé fez nascer a cidade ao redor da igreja (construída em 1785) e hoje com aproximadamente 7.000 habitantes vive da extração e venda das pedras e do turismo alternativo.

É considerado um dos sete pontos energéticos da Terra e atrai sociedades místicas, espiritualísticas, científicas e alternativos.

Várias cachoeiras, grutas e a arquitetura local dão ao visitante dias repletos de descobertas e emoções.

Ladeira do Amendoim
A cidade sobre a mina de pedras
Igreja de pedras
Tranquilidade
Calçamento natural
Matriz
A arquitetura adaptada sobre a rocha.
Uma das grutas
Na gruta, a silhueta de um ET.
Símbolos místicos.
Ótimo restaurante.

Um comentário:

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Rui,que maravilha você nos dá,pois além da beleza nos presenteia com uma rica aula de História, Geografia e demais conhecimentos.Percebi nas outras postagens seu sentido de artista,porém um artista culto e, que divide conosco esta bênção de sabermos mais.Um grande abraço!