quinta-feira, 12 de julho de 2012

Couve ou Repolho ?

Repolho
Couve















Não devo esgotar o assunto em poucas linhas, mesmo porque não sou especialista em couves, mas como gosto muito, busquei saber um pouco sobre elas e apresento aqui um resumo.

COUVE - termo genérico de variedades da espécie Brassica oleracea, ao qual pertencem a couve comum, o repolho comum, o repolho roxo, couve rabano, couve-flor, brócolis, repolho chinês, couve de bruxelas, repolho crespo e a mostarda.

Do ponto de vista botânico, o repolho diferencia-se por ser um aglomerado de folhas, mais ou menos esféricas, já a couve-flor e o brócolis são inflorescências.
A couve pode ser consumida crua. É utilizada como verdura na cozinha, para sopas (a couve-galega para o caldo verde) e conservas (como o repolho para o chucrute), e entre outros acompanhamentos, como a chamada couve à mineira (frita em óleo) ou picada em saladas.

Todas as couves são ricas em potássio e pobres em sódio, o que faz serem apreciadas em caso de hipertensão. Contém bastante cálcio, fósforo, ferro e magnésio.

Já eram usadas como alimento desde a época greco-romana. Possuem propriedades terapêuticas como laxante, antibiótica, reguladora intestinal, cicatrizante de úlceras e anticancerígena.

Um prato de couve refogada com filetes de bacon, acompanhado de feijoada, farofa e laranja. Pronto!

Fonte: Revista Vida e Saúde-dez/2011

Nenhum comentário: