quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PRINCIPADO DE SEALAND - o menor país do mundo perde seu dono

onestoptoread.blogspot.com
Este é menor "país" do mundo. Sealand está localizado no Mar do Norte, há 10km da cidade Suffolk, Inglaterra. Não reconhecido pela ONU e por nenhuma nação legalmente constituída, existe desde 1967 como micronação. 

Major britânico Paddy Roy Bates, seus familiares e amigos afirmam que Sealand é um Estado soberano independente. Constituído por uma enorme base naval, construída pelo Reino Unido, durante a Segunda Guerra Mundial, que foi desativada logo depois de encerrada a guerra.

Em seus devaneios Paddy conseguiu sobreviver sem que ninguém o incomodasse, emitindo selos, moedas de ouro, passaportes e títulos de nobreza de seu "país", que tem bandeira, hino e até um time de futebol (este formado por descendentes do Príncipe Paddy).

Paddy sofria de Mal de Alzheimer e no último dia 09.10.12, faleceu em uma clínica na Inglaterra, aos 91 anos.

A ideia de fundar um Estado próprio surgiu na década de 1960, quando o príncipe Roy, como ele se autointitulava, criou uma rádio pirata que tocava música pop, estilo preterido pelas rádios britânicas na época, a partir da costa. Em 1966, com o intuito de criar uma nova rádio, Roy se mudou para Fort Roughs, uma plataforma usada como ponto de defesa pela Marinha britânica durante a Segunda Guerra Mundial. Quando o movimento das rádios piratas perdeu força, Roy mudou de planos e decidiu declarar independência. Rejeitando a ordem das autoridades britânicas de que deveria deixar o local, proclamou a base como o Principado de Sealand, declarando a si mesmo como príncipe e sua mulher, Joan, como princesa. Ele chegou a clamar que a pequena estrutura de ferro montada sobre dois pilares de concreto fosse reconhecida pela comunidade internacional como o menor país do mundo. Mas a iniciativa nunca obteve sucesso. 

Fontes: 
http://noticias.terra.com.br
http://pt.wikipedia.org
 

Nenhum comentário: