segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O desperdício é um mal

Desperdício = Gasto ou despesa inútil, esbanjamento.
Cartoon premiado (autoria da polonesa Pawla Kuczynskiego)
 "A sobra para um, pode ser a falta para outro."


Há um ditado popular: "o grande desperdício nesta vida é dar amor a quem não merece". Há controvérsia nessa afirmação, já que o amor é gratuito e é doado não importando a quem. Mas quando nos referimos a desperdício, nosso pensamento é direcionado a bens materiais e aí a compreensão humana peca, pois há uma dificuldade em separar elementos políticos, religiosos e culturais. Os desperdícios se tornam naturais para aqueles que incluíram em sua cultura o consumismo desenfreado. Consumismo compulsivo é doença. O mundo já não sabe o que fazer com tanto lixo, é o que chamamos de descarte.

Em se tratando de alimentos então, a má distribuição e a falta de controle são responsáveis por índices alarmantes de perdas. De acordo com o site www.bancodealimentos.org.br, e dados da Embrapa, no Brasil 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Diariamente, desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas, quantidade esta suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar. É inadmissível que haja pessoas passando fome em nosso país.

O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos, produzindo 25,7% a mais do que necessita.

As embalagens de plástico e isopor vieram acompanhadas da cultura do desperdício. Com a desculpa de proteção dos alimentos, essas embalagens servem somente para o transporte desde o mercado até a casa do consumidor, tendo como destino final os lixões.

A relação custo/benefício em compras a vista ou a prazo com seus índices de juros, é desprezada pela maioria e aí entra o consumismo.  Muitos compram produtos sem necessidade.

Sem muita preocupação com sinais de desperdício, muita gente necessita de duas ou mais fontes de renda para satisfazer seus gastos. Aí entra o desperdício de tempo também, pois o tempo que poderia ser utilizado em lazer ou descanso lhes falta.   

Penso que deveria existir uma disciplina escolar que orientasse as crianças a racionalizar o uso das coisas. 

Nenhum comentário: