ESPERANTO é um idioma criado pelo médico polonês Lázaro Zamenhof em 1887, reúne várias línguas
e se propõe a ser um idioma universal de união entre os povos.
TCHOUKBALL é um esporte criado na década de 1970 pelo suíço Hermann Brandt. É um
esporte coletivo que promove a inclusão e mistura práticas de vôlei,
handebol e pelota basca.
O empresário paranaense Cláudio Petrycoski, entusiasta de Esperanto e de Tchoukball, propôs aliar as duas coisas e incentivou a comunidade São Roque do Chopim a aderir sua ideia a partir da década de 1990. O Município de Pato Branco (onde está a comunidade) gostou da ideia, criou o melhor time do Brasil de tchoukball. Nasceram as federações paranaense, catarinense e gaúcha do esporte e a seleção brasileira (formada em sua maioria por jogadores de Pato Branco) participou de campeonatos na Inglaterra e na Suíça.
Em 2002, Pato Branco sediou encontro internacional da juventude esperantista, onde participaram 23 países. Após um plebiscito, a comunidade São Roque do Chopim passou em 2007 a se chamar Nova Espero (Nova Esperança em esperanto).
Após um período de inatividade (diretores de escolas questionaram utilidade prática do esperanto e troca de direção das federações enfraqueceu o esporte), as atividades estão sendo retomadas.
Estive lá.
Um comentário:
Trabalho digno de elogios e incentivo. O esperanto é útil para quem o utiliza. Com o desenvolvimento da internet, essa utilidade é cada vez mais evidente. Que os trabalhos de divulgação do esperanto e do novo esporte retornem a pleno vapor, pois a juventude precisa de atividades positivas e enobrecedoras.
Postar um comentário