terça-feira, 8 de julho de 2014

O trabalho prejudica



O trabalho prejudica

Desocupe-se!

Parece um contra-senso, notadamente no mundo capitalista. Há anos estudos vêm sendo feito no sentido de quantificar o trabalho humano numa análise fiel do custo-benefício. Para muitos, o trabalho é a razão do viver e para esses a atividade produtiva leva à felicidade. Mas há os que já analisam a vida com equilíbrio, dosando a carga horária e distribuindo seu tempo entre trabalho, lazer, espiritualidade e atenção à saúde com um tempo ocioso.

A cultura do ócio criativo vem crescendo no mundo e o mais curioso, na faixa etária produtiva. É aceitável para as pessoas da terceira idade e da adolescência ter tempo ocioso, mas não para aqueles “em condições de trabalho”.

Criou-se a cultura do “fugir de compromissos” estando ocupado com trabalho. É fácil convencer os outros dizendo que está trabalhando ou que vai trabalhar, deixando de lado o cuidado com a saúde ou o tempo dedicado à família, ao lazer ou à diversão.  
Nesse sentido o turismo entra para compensar qualquer excesso, as atividades do indivíduo determinarão o tipo e as possibilidades de lazer. Conforme o rendimento da pessoa, assim será o tipo de hospedagem ou o meio de transporte em uma viagem.

O hobby ou o voluntariado, por exemplo, identifica uma pessoa antenada com a qualidade de vida.

A busca pela felicidade é uma boa razão para os humanos viverem em harmonia consigo e com seus pares, e o excesso de trabalho certamente dificulta essa conquista.

Infelizmente em nossa cultura ocidental esse equilíbrio está distante de ser uma realidade. Precisamos ouvir música, dançar, rir, ajudar o próximo, professar a fé religiosa, contemplar a natureza e viajar. O indivíduo que viaja aprende e compreende.      

Rui Morel Carneiro

Nenhum comentário: