domingo, 17 de maio de 2015

MATOPIBA - A nova fronteira agrícola do Brasil

http://www.atitudeto.com.br/


Resultado de um acrônimo com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, MATOPIBA designa uma região formada por parte dos quatro estados, agregando 337 municípios com características agropecuárias de alta produtividade.

Proposta pelo Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE) e adotada pelo Embrapa e pelo Incra, pretende dotar a região de infraestrutura capaz de produzir algo em torno de 10% da produção agropecuária do país. 

Já existe um decreto criando a região de Matopiba e recentemente foi criada a "Agência de Desenvolvimento do Matopiba". Diferentemente dos outros desbravamentos de fronteiras agrícolas no país, neste caso órgãos governamentais querem estar acompanhando o processo desde seu nascimento. 

Em 14.05.2015, na reunião de lançamento do projeto com a Ministra da Agricultura, o governador do Piauí declarou que há muita esperança por parte do povo daquele estado, vez que até agora a educação não vem recebendo seu devido valor, entrando no Século XXI com um terço de analfabetos e este projeto prevê investimentos estruturais. 

Fontes: http://cidadeverde.com/ - wikipedia 


Nenhum comentário: