quarta-feira, 11 de junho de 2008

Chove peixes em Honduras

A chuva de peixes é comum no folclore de Honduras. Ela ocorre em Yoro entre maio e julho. Testemunhas deste fenômeno dizem que começa com uma nuvem escura no céu seguida por relâmpagos, trovões, fortes ventos e chuva durante duas ou três horas. Quando a chuva para, centenas de peixes vivos são encontradas no chão. As pessoas levam os peixes para casa para consumi-los. Desde 1998 um festival conhecido como “Festival de la Lluvia de Peces” (Festival da Chuva de Peixes) é celebrado todo ano na cidade de Yoro, departamento de Yoro, em Honduras.

Por mais que experts tentem explicar os episódios como um fenômeno meteorológico natural, os peixes não são de água salgada, mas de água doce; não estão mortos, mas vivos; e aquele tipo de peixe não pode ser encontrado em nenhum lugar nas proximidades.

Ainda não existe explicação científica válida para este fenômeno. Muitas pessoas acreditam que ele ocorre por causa de José Manuel Subirana, um missionário espanhol católico considerado Santo na região. Ele visitou Honduras entre 1856-1864, como encontrou muita gente pobre ele haveria rezado por três dias e noites pedindo para Deus um milagre para ajudá-los a comer. A chuva de peixes ocorre desde então de acordo com esta lenda.

Foto: http://www.universo42.com/curiosidades/7-incrves-fenmenos-naturais

Nenhum comentário: