sábado, 11 de outubro de 2008

MAR DE ARAL

O homem, ao longo dos tempos vem degradando o eco-sistema numa velocidade alarmante. Um exemplo de destruição e desastre ambiental está no Mar de Aral. Situado entre o Uzbequistão e o Cazaquistão, o Mar de Aral era o quarto maior mar interior da Terra, com 66.1 mil quilômetros quadrados. Na verdade era um enorme lago, alimentado pelos rios Amu Daria e Sir Daria. Na década de 1930, o desvio da água desses dois rios para projetos de irrigação das plantações de algodão, realizado pelo então governo da União Soviética, consumiu e secou 90% da água que chegava ao Aral. O resultado foi desastroso: 27 mil km2 secaram e o que era fundo do mar transformou-se em deserto. A concentração de sal dobrou, 60% do volume de água se perdeu e a industria pesqueira que empregava 60 mil pessoas acabou. A maioria das espécies de peixes desapareceu e a fauna que vivia em suas margens foi reduzida significativamente.
A vida da população é afetada ainda mais pelas toneladas de areia, sal e pesticidas, usados nas plantações de algodão, que são carregados pelo vento diariamente, e que atingem uma área de 300 quilômetros, aumentando os índices de câncer de garganta e doenças respiratórias.
Na ausência de água potável, a maior parte da população utiliza a água dos rios Sir Daria e Amur Daria ou dos canais de irrigação cada vez mais poluídos. A qualidade da água é péssima devido a crescente salinidade e aos pesticidas, que aumentam o risco de uma contaminação bacteriológica. O saneamento é péssimo e o esgoto urbano é jogado de volta nos rios Sir Daria e Amur Daria, tornando pior o impacto no meio ambiente.

Nenhum comentário: