terça-feira, 14 de outubro de 2008

Rodovia dos ossos

No documentário "Long Way Round", dois motociclistas contornam o globo. A Sibéria sempre me atraiu pelos mistérios que esconde e os dois malucos estiveram lá. A estrada dos ossos, como é apelidada, é uma longa e difícil estrada ligando Magadan e Yakutsk, na Sibéria oriental. A estrada tem 2000 quilômetros de comprimento e foi construída na era de Stalin da URSS pelos prisioneiros políticos, que eram detidos em gulags ou nos campos de concentração.

-Estamos rodando sobre um cemitério de desconhecidos. Disse um dos motociclistas.


A estrada é tratada por alguns como um memorial, porque os ossos do povo que a construiu foram incorporados na estrada. Diz-se que cada quilometro custou uma vida dos trabalhadores da construção. Moradores da região dizem que pedras foram substituidas por ossos de dissidentes
do regime.

A Sibéria é extremamente gelada durante o inverno. Duas das cidades que são atravessadas pela estrada dos ossos, Tomtor e Oymyakon, reivindicam o título de lugar habitado mais frio na terra (referindo-se às temperaturas frequentes de -71.0°C). Acreditam que faz mais frio que na Antártida. A estrada está em péssimas condições de manutenção e é intransitável durante o verão, devido a pontes que são levadas pelas águas do degelo e rios que surgem em toda parte. No Inverno a água congelada ajuda nessas travessias.

Nenhum comentário: