domingo, 7 de dezembro de 2008

MILHO VERDE

Chamado pelos índios de "ouro em penca", o milho verde é muito apreciado em todas as regiões do Brasil. Cozido, assado, em delícias como pamonha, canjica, angu ou mingau, também pode ser usado em pratos salgados como sopas, suflês, pães, cremes, pizzas, recheios de tortas ou doces como sobremesas, sorvetes, bolos ou pudins.

Originário da América Central, foi o alimento básico dos povos incas, astecas e maias e era desconhecido pelos europeus até a chegada das caravelas de Colombo. No Brasil a população indígena usava em larga escala.

Com grande capacidade de adaptação a diversos climas, hoje é plantado praticamente no mundo todo, sendo seu maior produtor os Estados Unidos. Já o maior consumidor mundial é o México, país onde o milho verde é a base da alimentação e principal ingrediente de pratos típicos locais. No Brasil o Paraná é o principal produtor.

Fonte de energia, contém alto teor de carboidratos e quantidades consideráveis de vitamina B1 (ajuda a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo), vitamina E (combate a degeneração muscular). Sua combinação mais saudável e nutritiva é com o leite, mistura que compensa a falta de aminoácidos do milho. Seu óleo dificulta a formação de gordura no sangue e reduz o nível de colesterol.


Em estado seco, o milho pode ser transformado em diversos sub-produtos: fubá, quirera, canjica, flocos, amido, farinha de milho, etc. Das folhas são feitos artesanatos e cigarros de palha. O cabelo de milho é usado como diurético e o sabugo é utilizado em fogão de lenha e na mistura de ração para animais.
Fonte: Revista Muffato

Nenhum comentário: