segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Torre Eiffel Paranaense

Visitar a Torre Eiffel sem ter que ir a Paris. Isso já é possível em Umuarama, noroeste do Estado do Paraná, graças à idéia de um visionário empresário da cidade. Desde que ficou pronta, no final do ano passado, a réplica de um dos monumentos mais famosos do mundo recebe diariamente centenas de visitantes e já se tornou ponto de referência turística na cidade.

O empresário que idealizou a torre, Edson Ferrarin, investiu cerca de R$ 180 mil, além de 30 toneladas de ferro e fibra de vidro, para construir a torre. Foram necessários 12 meses para levantar o monumento.

A torre de Umuarama apresenta uma proporção simétrica à original. Enquanto a torre francesa tem 324 metros de altura, a paranaense tem 32,4 metros. Já a largura da base da réplica tem 12 metros, exatamente 10% dos 120 metros da base da original.

Constituindo-se no portal de seu sitio, às margens da BR-323, o empresário diz que o número de visitantes ultrapassou o previsto e que tem a intenção de apresentar a réplica de mais um ponto turístico europeu, mas com idéia de explorar comercialmente o novo empreendimento.


3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog!

Trata-se de uma excelente e versátil fonte de informações e cusiosidades.

Abç

Koppe

Anônimo disse...

Na verdade é que foi feito um loteamente aí perto, aí no intuito de chamar nos compradores que surgiu essa réplica aí.
Mas teve sem-terras por aí e o investimento do citado empresário foi água abaixo.

Não é tão visitada assim a tal torre paraguaia aí, sou da região, é visitada por paulistas babacas e folgados que estão indo para o paraguai comprar muamba ...
Poderia derrubar essa bosta ...

michael moraes disse...

cara você que fez este ultimo comentario é um completo ignorante mesmo , e certamente um invejoso tambem , tipo voce realmente representa tudo de ruim que possa haver numa pessoa , resumindo é um atraso para o mundo . Quanto a torre , parabéns pela iniciativa o pais precisa de caras como vc empreededores e ousados , saiba que deu uma grande contribuição para sua regiao pois quantas pessoas nunca teria a chance de ver a torre e agora podem chegar perto do monumento . Parabéns mesmo . um abraço e saiba que tem um amigo aqui em Lagoa vermelha RS .